Como o uso do TripAdvisor se tornou um aliado lucrativo nos negócios

Uso da ferramenta do TripAdvisor tem se tornado cada vez mais frequente

Você já ouviu falar do termo TripAdvisor? Se não, é melhor você ficar atento a este nome. Esta é uma das ferramentas de avaliação mais importantes do mundo que, cada vez mais, vem se tornando freqüente para donos de restaurantes, bares e hotéis. E, através dela, a expansão de negócios pode se tornar um forte aliado para o aumento de clientes e lucros. 

O TripAdvisor é, basicamente, um instrumento na internet em que o cliente pode elogiar, criticar e indicar seu negócio para o mundo. Atualmente está disponível em 28 idiomas e em 48 mercados diferentes.

Em essência, é uma espécie de livro de visitas, no qual os clientes podem registrar seus altos e baixos de suas experiências. Assim, mais uma vez, a lógica aplicada às avaliações como as do Google Meu Negócio entram aqui: quanto mais avaliações positivas, mais relevância seu estabelecimento terá. E quanto mais relevância, mais clientes poderão visitá-los. Porém, com o TripAdvisor, as chances de você apresentar o seu negócio para alguém que não é da cidade são maiores, isso porque a ferramenta é usada em peso por pessoas que estão realizando viagens. Assim, você aumenta as chances de impactar um cliente turista, apresentando seu negócio através de avaliações de outras pessoas que já visitaram seu estabelecimento. 

A importância de usá-lo

Esse público, inclusive, é alto – acredite! De acordo com uma publicação do The Guardian, 456 milhões de pessoas – cerca de uma em cada 16 pessoas na Terra – visitam algum tentáculo do TripAdvisor para planejar ou avaliar uma viagem, todos os meses. Além disso, das pessoas que viajam 75% delas preferem usar estabelecimentos com o selo de qualidade do TripAdvisor. Assim, a ferramenta tornou-se mundialmente um local para que os clientes confirmem a credibilidade de restaurantes, bares e principalmente hotéis, tornando-o um aliado importante para quem quer expandir seus negócios. 

Esse “livro de visitas” como mencionado, pode ser usado tanto para avaliações positivas quanto negativas. Por isso, é preciso ficar de olho no serviço que seu negócio fornece para os clientes. Em muitas avaliações, por exemplo, os clientes relatam experiências em hotéis, como as acomodações, limpeza, atendimento e café da manhã. Já em bares e restaurantes, o atendimento, a qualidade da comida, promoções e brindes são as características que mais são freqüentes nos relatos dos usuários do TripAdvisor. Outra característica que pode ser adicionada é a faixa de preço dos produtos, nos quais o cliente relata valores consumidos dentro do estabelecimento. A partir disso, uma média de preço para consumo do local é mostrado.

O perfil do negócio pode ser criado no TripAdvisor tanto pelo dono do estabelecimento, quanto pelos clientes. É possível que, involuntariamente, os clientes passem a avaliar o negócio pelo TripAdvisor. Logo, é importante checar a ferramenta e, caso já existam avaliações, é possível você se tornar um administrador da página. Lá, você terá autonomia para inserir imagens qualificadas, informações, entre outros.

Melhorando o negócio através do TripAdvisor

Pensando na relevância destes comentários, o SemSenha, que é o primeiro parceiro de hotspot platinum do TripAdvisor na América Latina, trabalha hoje com o chamado “Avaliações Expressas Automatizadas“, que é um serviço do nosso gerenciador aliado com a funcionalidade do TripAdvisor. Toda vez que um cliente se conectar a um WiFi gerenciado pelo SemSenha, em até 48 horas chegará um e-mail do próprio TripAdvisor, solicitando uma avaliação que irá ser levada diretamente para a página do estabelecimento no acumulador de críticas.

Não só para o cliente, o TripAdvisor também é importante para o dono de estabelecimentos, uma vez que ele irá acompanhar os feedbacks de quem frequenta o local e, conseqüentemente, poder estar sempre melhorando o atendimento e a qualidade do produto oferecido. Portanto, essa é uma ótima forma de mostrar para o cliente que a opinião dele importa! 

Crédito da imagem: Freepik

Leave a comment