5 maneiras para você fidelizar clientes

Fidelizar clientes precisa ser o grande objetivo de todas as empresas. Geralmente, donos de negócio almejam obter lucros com suas atividades sendo esta uma de suas principais metas. Mas um objetivo que não pode ficar de fora do seu radar é a retenção de clientes.

A retenção de clientes é, principalmente, o esforço de uma empresa para fazer seus consumidores se manterem fiéis a ela. Para aqueles que não sabem, a retenção de clientes é um dos principais fatores para qualquer empresa ter sucesso no mercado em constante mudança de hoje.

Por quê? É simples: 65% dos negócios de uma empresa vêm de clientes existentes e 80% de seus lucros futuros virão de apenas 20% de seus clientes existentes, com base na publicação do Small Business Trends.

Portanto, qual é a maneira mais comum de garantir um fluxo de receita estável para seu negócio? Fique calmo, pois o SemSenha vai te ajudar com cinco passos!

1 – Reavalie 

Antes de qualquer coisa, é importante que o empreendedor reavalie seu negócio. Com isso, é fundamental conhecer o ramo com o qual está trabalhando, entender o que o cliente necessita e, assim, refletir se seu empreendimento atende todas as expectativas. Caso perceba que algum comportamento da sua marca cria rejeição no cliente, é necessário repensá-la e adequá-la ao pensamento do consumidor, por mais que você ache tal ideia boa. Afinal, a palavra final é sempre do cliente.

2 – Desenvolva um relacionamento com o cliente

“Ofertas” e “promoções” não são feitas para serem “empurradas” até o cliente. Não seja o empreendedor que só pensa no lucro ou na meta mensal a ser alcançada. Estratégias como o Customer Success onde o consumidor tem suas necessidades priorizadas, ajudam a criar um relacionamento entre o empreendedor e o cliente. Com isso, não será nem preciso muito marketing para fazê-lo voltar a seu negócio. Certamente, ele gostará do bom atendimento e assim estará propenso a se tornar um cliente fiel.

3 – Melhore a experiência do cliente

De acordo com uma publicação do Business Reporter UK, 35% dos clientes não usarão uma marca que ofereça pouca experiência no atendimento. Além disso, esses 35% estão dispostos a frequentar um concorrente, caso não seja bem atendido – mesmo que a concorrência seja mais cara. Isso mostra o quão crítico é um bom atendimento para a fidelização do cliente. Portanto, invista em estratégias de relacionamento com o cliente para aproximá-lo da marca ou, se não, ofereça agrados durante a experiência do cliente no estabelecimento, como brindes e cortesia.

4 – Relação Valor/Dinheiro

Muitos clientes estão dispostos a pagar um valor mais alto em um produto – desde que este tenha uma boa qualidade. Portanto, priorize a relação valor/dinheiro e você verá uma parcela de seus clientes retornarem para consumir mais do seu serviço, simplesmente por gostar da qualidade do mesmo – nesse ponto o dinheiro investido por eles fica em segundo plano.

5 – Permaneça conectado de alguma forma

Já discutimos aqui no Blog do SemSenha sobre como é necessário estar engajado virtualmente para que você seja notado pelo seu público alvo. Muitas marcas que hoje não estão na internet, de alguma forma, irão sumir no futuro. Seja visto nas redes sociais, ou crie campanhas de forma orgânica. Uma ideia é oferecer Wi-Fi grátis no estabelecimento e, a partir dele, o cliente poderá ver uma campanha que possa impactá-lo e ainda dar uma turbinada nas suas redes sociais.

A lista para criar a retenção de clientes é interminável, porque não existem atalhos para o desenvolvimento de relacionamentos duradouros com os clientes. A verdade é que seus produtos e serviços decidirão quem ficará e quem seguirá em frente.

Portanto, fique atento a isso!

Este artigo foi útil para você? Conheça outras soluções e leia outras curiosidades no blog do SemSenha.

Leave a comment