Como impulsionar meu negócio? Experiência do cliente no atendimento é a chave

Segredo de experiência para clientes ajuda no crescimento de empresas

 

Diariamente, empreendedores realizam para si mesmos uma pergunta bastante comum: “Como impulsionar meu negócio?”. Pode parecer simples, mas este questionamento pode tirar o sono de muita gente. E se te dissermos que uma das respostas para esta pergunta pode estar bem diante de você, a partir da experiência que você entrega para o seu cliente? Hoje, o SemSenha traz algumas dicas envolvendo este assunto, e que poderá ajudar a iluminar seus pensamentos ao analisar um negócio. 

Organizando o empreendimento

Antes de qualquer coisa, é necessário destacar que a organização do negócio é crucial para alcançar objetivos e alavancar metas. Esse, sem dúvidas, é um importante passo para você se destacar aos desafios que são comuns a todos os outros empresários: estamos falando da concorrência, gastos, parcerias e, o primordial – o atendimento.

Dentre estes quatro fatores citados acima, o atendimento é, como dito, um dos principais. Porém, muitas vezes ele passa batido a partir da preocupação com estes outros obstáculos do dia-dia, sendo que todos estes, de alguma forma, estão conectados. Afinal, pensar em “como realizo um atendimento” pode se tornar o segredo para você sair na frente da concorrência, fechar novas parcerias, e também evitar gastos desnecessários.

Em muitas discussões, defende-se a ideia de que a Economia Industrial, aos poucos, foi dando lugar a Economia da Experiência, como B. Joseph Pine II e James Gilmore destacaram em “O Espetáculo do Negócio“. Para eles, a economia focada unicamente na produção de bens deu lugar a uma cultura onde os produtos e serviços não passam de experiência. Como destacado no livro O jeito Disney de encantar os clientes, de Michael D. Eisner, os clientes estão em busca de uma experiência memorável, que é talvez o principal fator que o faça se tornar, de fato, o cliente de um determinado negócio.

Como impulsionar meu negócio? Através da experiência!

A ideia que o empresário precisa ter é a de que é necessário criar experiências memoráveis para seu cliente, de forma que o faça voltar. Olhando mais além, que ele compartilhe essas experiências com outras pessoas, trazendo junto dele novos potenciais clientes.

Este investimento, sob a ótica da experiência, é um fator importante na hora de avaliar o funcionamento de um estabelecimento. Portanto, é importante ficar atento a ações para serem desenvolvidas dentro da empresa, o design do ambiente também pode ajudar nesta referida experiência, entre outros. Porém, ao falarmos de experiência, voltamos ao assunto do atendimento.

Com isso, acabamos criando um “ciclo de atendimento“, que se torna a chave para a criação de experiências incríveis para seus clientes. Assim, é necessário criar padrões no estabelecimento, para que sejam determinados os critérios necessários para que o atendimento seja considerado de qualidade. Entre as dicas, oferecidas no livro de Eisner, estão a de voltar o foco para questões como segurança do cliente, cortesia, espetáculo e eficiência. 

A experiência do cliente pode ser elevada em muitos sentidos, caso ele seja atendido por um funcionário ativo, que tenha cordialidade e comprometimento com o serviço. Além disso, que seja acessível. Essas características, inclusive, partem prioritariamente do empresário, que deve praticá-las com o próprio funcionário. A intenção é que esse comportamento sirva de molde para que o funcionário replique com os clientes o comportamento de seu patrão.

Assim, preparar o atendimento do seu negócio é uma tarefa essencial para que a experiência de quem usufruir seu negócio, seja de qualquer tipo, se torne memorável.

Cultura de apresentação

Portanto, invista nesta “cultura de apresentação” do seu negócio, através dos seus funcionários, uma vez que é com eles que você criará um padrão para as experiências que quer fornecer no seu negócio. Assim, dirija ao seu funcionário da mesma forma que você quer que ele se dirija ao seu cliente. Além disso, as palavras utilizadas para descrever o trabalho, os clientes, e os funcionários são um caminho para que você estabeleça um conjunto de valores que deverão ser sinônimos do seu empreendimento. 

Desta forma, no final, todos estes pequenos detalhes fazem diferença.

E você, já pensou em qual experiência memorável fará para o seu cliente hoje? Como impulsionar meu negócio

Leave a comment