As vantagens da Internet Wi-Fi em relação ao 3G/4G

Brasileiros preferem usar Wi-fi ao invés do 3G/4G

Você sabia que os brasileiros, atualmente, preferem usar uma rede Wi-Fi ao invés da internet 3G/4G? Essa é uma informação valiosa para quem ainda tem dúvidas sobre oferecer uma internet gratuita em seu estabelecimento.

Neste artigo, o SemSenha explica as vantagens do uso do Wi-Fi, em relação ao 3G/4G, e como isso pode se tornar um importante aliado para os negócios. 

Vantagens do Wi-Fi em relação ao 3G

Pode parecer uma pergunta simplória, mas existem pessoas que ainda questionam sobre as vantagens em usar uma internet Wi-Fi ao invés do 3G/4G. Isso acaba também refletindo na hora do empresário decidir se oferecerá, ou não, internet grátis para os clientes de seu estabelecimento.

Nitidamente, o Wi-Fi traz algumas vantagens em relação ao 3G/4G. Primeiramente, tenha em mente que vivemos em uma época em que as pessoas gostam de estar conectadas na internet, compartilhando momentos nas redes sociais. Ou, além disso, consumindo algum tipo de entretenimento. Ressaltamos também que muitas pessoas precisam da internet para trabalho, estudos, entre outros. Logo, elas exigem uma conexão que atenda suas expectativas, e é justamente neste quesito que uma rede de Wi-Fi pode ultrapassar a preferência em relação ao 3G/4G.

O sinal 3G/4G, por exemplo, pode falhar em determinados locais do seu estabelecimento, fazendo com o que o cliente fique frustrado. Logo, ter uma rede Wi-Fi – na qual é possível se conectar de forma gratuita – pode agradá-lo neste momento. Portanto, a rede móvel acaba perdendo pontos quando o assunto é proporcionar uma ótima experiência em relação à navegação nos dispositivos.

Internet por Wi-Fi é a preferida dos brasileiros

Não por menos, o modo preferido dos brasileiros para acessar a internet é através do Wi-Fi. Através de uma pesquisa (via TIC Domicílios) comprovou-se que até o ano passado, 70% dos brasileiros – cerca de 126,7 milhões – acessam a internet. Deste público, 49% dependem de celulares para navegarem.

Na comparação de preferência entre uso de dados e Wi-Fi, o segundo ganha: 87% do público prefere se conectar por Wi-Fi.

Certamente, os números refletem a tendência e o crescimento de estabelecimentos que fornecem Wi-Fi gratuito para seus clientes, provando que estão aptos a agradar seus consumidores neste sentido, além de utilizar a própria internet como ferramenta de marketing para aumento de ganhos.

Vale lembrar que os clientes podem utilizar a internet de seu próprio estabelecimento para ajudar na divulgação do mesmo. Outro ponto importante, mostrado na pesquisa, é que houve um crescimento de usuários de aplicativos de transportes, muitas vezes utilizando o sinal Wi-Fi grátis como forma de chamar um táxi ou um motorista de aplicativo. De acordo com a pesquisa, 32% dos brasileiros usuários de internet utilizaram esse serviço, no último ano, o que reflete cerca de 40,3 milhões de pessoas. 

Wi-Fi é melhor que 3G/4G

Dessa forma, entendemos que é mais cômodo para o cliente utilizar um sinal de Wi-Fi grátis ao invés de consumir dados do 3G/4G. Além disso, com pacotes cada vez mais caros, ou sinais escassos de muitas operadoras, torna-se atrativo para um cliente utilizar a rede Wi-Fi do estabelecimento no qual ele se encontra.

No cenário atual, ter esse tipo de serviço acabou se tornando uma exigência, mais do que um conforto, colocando estabelecimentos com internet grátis à frente dos que não oferecem. No entanto, precisamos lembrar, a importância de um gerenciador de hotspot – como o SemSenha – atuando no gerenciamento deste sinal, além de certificar as conformidades com regras nacionais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – saiba mais sobre neste artigo de nosso blog.

E você, concorda que o Wi-Fi tem vantagens em relação ao 3G/4G? Deixe-nos comentários.

Este artigo foi útil? Continue lendo outras matérias aqui no Blog do Sem Senha.

Leave a comment